Práticas sustentáveis que podem ser implementadas na escola

Diário

Práticas sustentáveis que podem ser implementadas na escola
Cada vez mais, as ações humanas podem impactar o equilíbrio natural do planeta. Com os recursos naturais sempre mais escassos, incentivar a sustentabilidade desde cedo é um passo muito importante para construir uma geração de indivíduos engajados com a preservação da natureza. E que lugar melhor para fazer isso do que a escola? Uso inteligente dos recursos naturais, preocupação com o meio ambiente, alternativas para a redução de impactos ambientais são alguns dos temas que uma instituição de ensino pode trabalhar quando o assunto é sustentabilidade. No entanto, é fundamental que o conhecimento teórico esteja aliado a ações práticas. Mais do que falar e estimular os alunos a cuidarem do meio ambiente, é preciso praticar, no dia a dia, o que está sendo ensinado. Tarefas simples são capazes de criar hábitos sustentáveis, mostrando que pequenas mudanças de atitude fazem muita diferença. Uma das finalidades da Campanha Práticas Sustentáveis, realizada pelo Grupo Diário em parceria com a Prefeitura de Santa Maria e o patrocínio da Corsan / Governo do Estado do Rio Grande do Sul, é incentivar ações que possam impactar na conscientização da população quanto à importância de preservar o meio ambiente. Nesse sentido, seguem algumas sugestões de medidas possíveis de adotar no ambiente de ensino. Confira:

Instalar lixeiras de coleta seletiva: Na coleta seletiva, o lixo é separado de acordo com o material do qual é feito: plásticos, vidros, metais, papéis ou materiais orgânicos. A escola pode espalhar as lixeiras em locais de fácil acesso e instruir os alunos sobre quais materiais jogar em cada uma e de que forma esse lixo pode ser reciclado. Essa é uma excelente maneira de fazer do descarte consciente de lixo um hábito. Caso a instituição não tenha recursos para comprar as lixeiras especiais de coleta seletiva, ela pode incentivar os próprios alunos a prepararem recipientes para coleta com os materiais existentes no meio escolar, como caixas e sacolas.

Criar hortas comunitárias: Por meio de ações de cultivo, plantação e manutenção da horta, a escola desenvolve nos alunos o sentimento de cuidado e proteção com a natureza. Desde escolher as sementes e mudas, aprender a lidar com a terra, regar e cuidar de cada espécie e entender a hora certa de colher, o processo pode envolver toda a comunidadeescolar, proporcionando uma aprendizagem divertida, produtiva e viva. O melhor é que depois os alimentos podem ser consumidos nas merendas e lanches da escola.

Implementar uma horta na escola incentiva o cultivo de legumes e verduras orgânicas que podem serusados na merenda. Crédito Foto: Divulgação

Reutilizar e trocar livros: Que tal organizar uma biblioteca com livros usados? Além de ser uma ótima forma de incentivar o hábito da leitura, a dinâmica ajuda os alunos a entenderem a importância de cuidar do material para que ele possa ser aproveitado por outras pessoas. Esse caminho também pode ser seguido com os livros didáticos. A reutilização ajuda a economizar na compra do material escolar e ainda contribui para a conservação do meio ambiente, reduzindo o consumo de papel. Uma alternativa é comprar em sebos, lojas que vendem livros usados.

Incentivar a reciclagem e o reaproveitamento de materiais: Folhas de papel, garrafas pet, caixas de leite, latinhas são itens que a escola pode incentivar os alunos a darem um novo sentido a estes materiais que seriam descartados na natureza. Além de reduzir o descarte de lixo, essa é uma excelente oportunidade para estimular a criatividade. Enquanto montam brinquedos, presentes e enfeites, os alunos aprendem, na prática, que o lixo pode ser reaproveitado.

Evitar o desperdício de água: Reaproveite a água da chuva. Com sistemas de captação de água de chuva, a escola pode realizar a limpeza de áreas externas e até mesmo irrigar jardins, plantas e hortas. A conscientização acerca do desperdício de água também é importante. A instituição pode espalhar mensagens de economia de água nos banheiros, orientando os alunos a fecharem a torneira enquanto escovam os dentes, por exemplo. As placas de aviso podem ser, inclusive, confeccionadas pelos próprios alunos.Criar grupos de debates sobre sustentabilidade: Para despertar a autonomia dos alunos, os professores podem propor debates em grupo sobre assuntos relacionados à consciência ambiental. Usando textos, vídeos, filmes e livros, esse é um momento para os alunos pesquisarem mais referências sobre a sustentabilidade e exercitarem a argumentação.

A CAMPANHAEste ano, a campanha Práticas Sustentáveis traz o slogan “Atitudes para transformar o futuro da nossa cidade”, mostrando que a ideia é não somente apenas informar e conscientizar, mas também para que as pessoas possam realmente se envolver. Dessa forma, o projeto está trazendo algumas ações práticas, como algumas que foram realizadas (mutirão de limpeza, plantio de árvores e ações educativas). Criada em 2021, a iniciativa tem o objetivo de conscientizar sobre a importância de fazer hoje para garantir o amanhã.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Equipe com estudantes da UFSM conquista o primeiro lugar em campeonato nacional de robótica Anterior

Equipe com estudantes da UFSM conquista o primeiro lugar em campeonato nacional de robótica

Tendência: Unhas, #lookdodia e dica dupla da Netflix na coluna de Camila Cunha Próximo

Tendência: Unhas, #lookdodia e dica dupla da Netflix na coluna de Camila Cunha

Geral